sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Viagem Argentina e Chile (jan/2014) - detalhes do planejamento

1.locais adicionais ao roteiro (ajuste fino): como adicional ao roteiro geral devemos também ir até:
a)em Vallenar (Chile, logo ao norte de La Serena) devemos seguir pelo litoral, via Huasco, até a altura de Chañaral. Alguma estrada de terra, mas paisagens belíssimas. Parque Pan de Azúcar e Lianos de Challe inclusos.

b)entrada na Argentina: optamos por entrar por São Borja RS - Santo Tomé na Argentina, evitando Uruguaiana. Racional: aparentemente aduana menos concorrida portanto passagem mais rápida, e ganhar tempo é essencial neste dia pois a km prevista está puxada.

c)no retorno, ao norte de Salta, inclusos San Salvador de Jujuy e Humahuaca, com direito a caravana de lhamas.

2.cuidados preventivos com a falada "policía caminera" na Argentina. Os relatos recentes indicam que isto não é tão comum hoje, e esperamos não ter este problema, mas como cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...:
Além do cuidado extremo em ter tudo em ordem (documentação e equipagem adicional requerida), incluímos 4 itens na bagagem: 
-câmera veicular instalada e gravando full time: relatos na web que a luzinha vermelha dela indicando que está gravando inibe um pouco "os pedidos". Adicionalmente pode ser usada para comprovar que "não ultrapassamos sinal (inexistente quase sempre) fechado" e coisas do tipo

-GPS Tracker instalado no celular: mais fácil que o GPS para acessar o tracklog da viagem, incluso gráfico de velocidade do dia todo, comprovando que não ultrapassamos os limites (com o Théo nas costas seria óbvio isto não?) 
-adesivo da Marinha do Brasil afixado no pára brisas, aproveitando que por ter veleiro tenho também carteira da Marinha
-um formulário que encontrei na web(ajuda do amigo Leonardo) supostamente para reportar ao Min do Exterior abusos da "policia caminera" (link aqui)

3.mal da altitude:
.estamos levando no kit da viagem um cilindro de oxigênio e também comprimidos de diamox (dicas neste link), mas o cuidado maior será mesmo aclimatação (roteiro pensado  visando isto)

4.documentação da viagem:
.somos adeptos que dos locais não se traz nada mais importante que as lembranças. Até para ajudar nela -a idade  atrapalha nisto também :)))))- nosso equipamento de registro inclui:
.câmera Panasonic Lumix FZ20
.câmera GOPRO Heroe 3 Silver Edition
.câmera Panasonic Lumix TS5 prova d'água
.uns 70GB em cartões diversos SD e SDHC, notebook e tablet.
E claro, sempre que for possível, vamos postar aqui algumas impressões e fotos sobre a viagem.

5.orientação durante a viagem:
.optamos por ter 2 GPS diferentes -Garmin e IGO- ou seja, além de hardware backup, também software e versões de mapas diferentes, permitindo melhor chance de sair de eventual aperto. 
GPS carregados com mapas atualizados e também nas versões City Navigator South America 2014, Viajeros (link aqui) e Mapear (link aqui). A versão Viajeros inclui rota off-road para passeios no Atacama e outros locais sem depender necessariamente das agências. 
.TripAdvisor, Super Atlas de Rodovias Mercosul (link aqui), Guia Quatro Rodas Rodoviário 2013/2014, Guias O Viajante (Chile e Argentina) do Zizo Asnis, Guia Visual (Argentina e Chile) do Dorling Kindersley (edição Folha de S Paulo) completam o kit "me salva do apuro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar...